Números em imagens


Falei sobre o Chris Jordan no primeiro post do Na Lata, mas hoje descobri sua palestra no TED e não pude deixar de postar aqui.

Esse artista americano faz um trabalho maravilhoso, buscando incessantemente enfiar na nossa cabeça o óbvio: somos todos indivíduos formando um enorme coletivo.

Cada obra dele nada mais é que a tradução de dados alarmantes em imagens que são ao mesmo tempo lindas, fortes e muito perturbadoras. Suas peças envolvem números tão extraordinários que simplesmente não conseguimos atribuir a eles seu real significado. Mesmo tendo consciência dos valores numéricos, não assimilamos a gravidade que cada um deles representa.


Um milhão de copos são usados em vôos nos EUA..

a cada 6 horas


426.000 celulares são descartados nos EUA..

a cada dia

A intenção do artista é nos fazer enxergar que pequenos hábitos aparentemente inocentes se transformam, quando somados, em gigantescas catástrofes, já que vivemos num planeta cuja população alcança os 7 bilhões de habitantes.



O próprio Chris Jordan Apresenta seu trabalho no TED


Ele aborda a maneira que incorporamos diversos hábitos de forma inconsciente sem nos darmos conta que cada uma dessas ações contribui para um resultado que nenhum de nós quer, mas do qual todos temos uma parcela da responsabilidade. Somos vítimas, mas também somos culpados.

Por fazermos parte de uma população tão imensa, pode parecer lógico encarar nossos atos diários como insignificantes; mas justamente porque somos muitos, precisamos entender a importância que tem cada uma das nossas ações.

As imagens de Jordan nos ajudam a enxergar nossa participação no mundo e nos convidam a rever  hábitos e valores. Somos todos agentes com o poder da escolha, porque a vida, felizmente, não é uma historinha da Disney dividida entre mocinhos e vilões.

2 comentários:

Thomas disse...

Oi,
Parabens pelo blog e pelas materias. Divulgar esse tipo de informacao eh fundamental para que se possa criar maior consiencia ambiental nas pessoas. Adicionei um link para o teu blog no meu (www.haspers.wordpress.com).
Abraco,
Thomas Hasper

groselha disse...

thomas, muito bom o harspers e cia.
obrigada pela visita, pelo comentário e pelo link.
assim que o layout novo entrar, linko seu blog aqui tbm. :]
beijo!